Em cumprimento as atividades solicitadas na disciplina de Estágio Supervisionado III e Ateliês Integrados, foi executado este Projeto de Intervenção Artístico Pedagógica, do qual teve como objetivo, o resgate das diferentes visões no contexto do fazer artístico com o uso das tecnologias de comunicação.
Com o objetivo de analisar a importância das novas linguagens, de comunicações, para a criatividade artística, vem se firmando a interface entre a comunicação e a educação.
Este trabalho além de desafiador, proporcionou-me muitas experiências, por partir da escolha de uma porta de entrada e a visão de cidade educadora. Extraordinário, por buscarmos conhecer as diversidades de ferramentas existentes em nosso meio de comunicação, e de como desenvolver a técnica da caricatura. Isto sem contar que gerou várias críticas, e discussões reflexivas sobre o contexto trabalhado.
Ao abrir a Microlins como porta de entrada, nunca pensei que realizaria com tanto êxito uma ação pedagógica da forma que ocorreu. Meu público, foi os próprios alunos que freqüentam aquela prestadora de serviços de cursos profissionais. Estive várias vezes conversando com eles. É um publico bem diversificado e procurei ver qual o objetivo de cada participante, o que realmente eles buscavam. Foram vários encontros até o dia de executarmos a intervenção.
Esta intervenção Artística Pedagógica foi de grande significância para mim, pois as propostas serviram como fio condutor para descobertas futuras, uma vez que muitas das atividades podem ser amplamente exploradas, pois creditamos que uma idéia puxa a outra e é formidável entendermos que o movimento de conhecer não termina ali. Acredito que esta ação pedagógica, terá grande sentido para todo o publico participante. A sociedade contemporânea coloca suas expectativas na criação de um novo indivíduo, e as visões de cidade educadora, está voltada para a busca de espaço e de encontro, que faz refletir a realidade da maneira mais ampla possível.
Portanto as ações devem possuir significados, e precisam gerar interesses e provocações para descobrir e desvelar as coisas do mundo.É imprescindível, fazer com que as atividades educacionais, permita novas descobertas, que possa mexer com toda a rede de percepção, que estimule o espírito questionador, e assim construir seu saber. Contudo, os desafios lançados, devem achar a resposta que pode estar na capacidade de ousar, e desvendar qual o melhor ninho para alcançarmos satisfatoriamente aquilo em que acreditamos.
Nesta porta de entrada, surgiu a possibilidade de fazer um trabalho voltado para nosso conhecimento no mundo virtual tecnológico e suas diversidades, baseado na artista plástica Orlan, a qual usa a tecnologia e o estuda das técnicas, para alcançar seus objetivos na construção do processo criativo.
Ressalto que, vivemos intensamente o desejo de que algo seja transformado, e neste contexto, a comunicação desempenha relevante papel, porque é ela que constitui a cultura de massa.
Complementos:
É importante salientar, que a construção e realização desse projeto de intervenção, com uso das demais ferramentas para o desenvolvimento do mesmo, teve como ponto de partida o referencial dos trabalhos da artista plástica ORLAN.
Orlan, sempre busca inovações para o seu trabalho, e realiza grandes estudos para adescoberta de novos processos de criação artística.