segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

· Avaliação dos resultados

Em cumprimento as atividades solicitadas na disciplina de Estágio Supervisionado III e Ateliês Integrados, foi executado este Projeto de Intervenção Artístico Pedagógica, do qual teve como objetivo, o resgate das diferentes visões no contexto do fazer artístico com o uso das tecnologias de comunicação.

Com o objetivo de analisar a importância das novas linguagens, de comunicações, para a criatividade artística, vem se firmando a interface entre a comunicação e a educação.

Este trabalho além de desafiador, proporcionou-me muitas experiências, por partir da escolha de uma porta de entrada e a visão de cidade educadora. Extraordinário, por buscarmos conhecer as diversidades de ferramentas existentes em nosso meio de comunicação, e de como desenvolver a técnica da caricatura. Isto sem contar que gerou várias críticas, e discussões reflexivas sobre o contexto trabalhado.

Ao abrir a Microlins como porta de entrada, nunca pensei que realizaria com tanto êxito uma ação pedagógica da forma que ocorreu. Meu público, foi os próprios alunos que freqüentam aquela prestadora de serviços de cursos profissionais. Estive várias vezes conversando com eles. É um publico bem diversificado e procurei ver qual o objetivo de cada participante, o que realmente eles buscavam. Foram vários encontros até o dia de executarmos a intervenção.

Esta intervenção Artística Pedagógica foi de grande significância para mim, pois as propostas serviram como fio condutor para descobertas futuras, uma vez que muitas das atividades podem ser amplamente exploradas, pois creditamos que uma idéia puxa a outra e é formidável entendermos que o movimento de conhecer não termina ali. Acredito que esta ação pedagógica, terá grande sentido para todo o publico participante. A sociedade contemporânea coloca suas expectativas na criação de um novo indivíduo, e as visões de cidade educadora, está voltada para a busca de espaço e de encontro, que faz refletir a realidade da maneira mais ampla possível.

Portanto as ações devem possuir significados, e precisam gerar interesses e provocações para descobrir e desvelar as coisas do mundo.É imprescindível, fazer com que as atividades educacionais, permita novas descobertas, que possa mexer com toda a rede de percepção, que estimule o espírito questionador, e assim construir seu saber. Contudo, os desafios lançados, devem achar a resposta que pode estar na capacidade de ousar, e desvendar qual o melhor ninho para alcançarmos satisfatoriamente aquilo em que acreditamos.

Nesta porta de entrada, surgiu a possibilidade de fazer um trabalho voltado para nosso conhecimento no mundo virtual tecnológico e suas diversidades, baseado na artista plástica Orlan, a qual usa a tecnologia e o estuda das técnicas, para alcançar seus objetivos na construção do processo criativo.

Ressalto que, vivemos intensamente o desejo de que algo seja transformado, e neste contexto, a comunicação desempenha relevante papel, porque é ela que constitui a cultura de massa.

Complementos:

É importante salientar, que a construção e realização desse projeto de intervenção, com uso das demais ferramentas para o desenvolvimento do mesmo, teve como ponto de partida o referencial dos trabalhos da artista plástica ORLAN.

Orlan, sempre busca inovações para o seu trabalho, e realiza grandes estudos para adescoberta de novos processos de criação artística.

Perfil de uma Cidade Educadora", Santa Helena de Goiás

VIVENCIA ETNOGRÁFICA

TRABALHOS REALIZADOS

REALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

· Realização da proposta

Realizei minha proposta pedagógica em duas etapas. A primeira no dia previsto: 09/11/2010, as 9:00h. Devido a lotação da turma no laboratório fomos para uma sala menor, e como já havia passado as informações no decorrer dos encontros, de imediato demos inicio a proposta de trabalho. Os alunos inseriram suas fotos no computador, e transferiu para a ferramenta do fhotoshop, e assim, foram modelando criando sua própria caricatura. Ficaram muito empolgados com o resultado e mais queriam fazer. A segunda etapa era para ser realizada no dia 12/11/2010, mas devido outras circunstancias foi realizada no dia seguinte: 13/11/2010, também as 9:00h.

Viajar no mundo virtual, estar conectado a essa velocidade com que são transmitidas as informações, são processos de descobertas na pesquisa e na evolução tecnológica.

Contudo, essa caminha e as reflexões estudadas, abre espaço para repensar sobre a atividade de investigação/intervenção partindo do observatório, e que particularmente é desafiante como ideário de uma cidade educadora.

Portanto, um olhar comprometido socialmente e metodologicamente compartilhado, torna por si mesmo educativo e formativo.

Roteiro do Projeto de Intervenção

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Faculdade de Artes Visuais

Licenciatura em Artes Visuais - EAD

Ateliês – Poéticas Contemporâneas/Diálogos Intermidiáticos

Professora formador(a): Noeli Batista dos Santos

Orientador(a) acadêmico(a): Rafael de Almeida T. Borges

ROTEIRO

PROJETO DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA

Discente: Maria Neuma Gonçalves de Aguiar

Pólo: São Simão

Título do projeto: Auto-retrato

Sub-tema: Caricatura


Delimitação da porta de entrada:

Microlins - Franquia de Formação Profissional

Metodologia:

Método de abordagem com a comunidade

O objetivo é desenvolver e ampliar a compreensão sobre as relações entre a arte e a tecnologia analisando, sobretudo, aspectos da construção da imagem e o uso no design.

Será dada aos participantes, oportunidades de criar novos visuais com o auto-retrato, trabalhando na montagem de imagens, “caricatura” e desconfiguração, com os recursos da tecnologia de comunicação e suas próprias idéias imaginárias expressando sua subjetividade como motivadores da criação.

Método de procedimentos (referencial artístico, recursos e cronograma)

Quanto ao uso da abordagem metodológica será discutida a visão de cada participante quanto a transformação e passíveis mudanças expressas em imagens com uma proposta revolucionária usando as tecnologias e meios de comunicação.

O trabalho com o auto-retrato tende a demonstrar a transformação com um visual modificado, baseado na proposta de trabalho da artista plástica Orlan, que faz várias mudanças em seu corpo, não num aspecto estético, mas seguindo indicações de sua vontade e desejo.

Os recursos serão: tecnologias de comunicações (computadores), fotos, fotoshop, máquina fotográfica.

A conscientização do trabalho, ocorrerá a partir do dia 1º de novembro com execução até o dia 12 do mesmo Mês. Quanto ao uso da abordagem metodológica será discutida a visão de cada participante quanto a transformação e passíveis mudanças expressas em imagens com uma proposta revolucionária usando as tecnologias e meios de comunicação.

O trabalho com o auto-retrato tende a demonstrar a transformação com um visual modificado, baseado na proposta de trabalho da artista plástica Orlan, que faz várias mudanças em seu corpo, não num aspecto estético, mas seguindo indicações de sua vontade e desejo. Os recursos serão: tecnologias de comunicações (computadores), fotos, fotoshop, máquina fotográfica.

A conscientização do trabalho, ocorrerá a partir do dia 1º de novembro com execução até o dia 12 do mesmo Mês.


Observações gerais:

Despertar no indivíduo, interesse pelos conhecimentos diversos e recursos tecnológicos, que a arte reproduzida de um auto-retrato na alternância de imagens, e discursos, por multiplicidade de técnicas, representam uma interrogação sobre os limites e criações artísticas, e que o design abrange diversas áreas do conhecimento.

ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

  • Elaboração da proposta de intervenção

Pensar na construção de um projeto artístico pedagógico nas investigativas de uma porta de entrada, com olhar voltado para o que foi primeiramente um estranhamento, depois familiar, foi realmente uma experiência desafiadora principalmente com visão de “Cidade Educadora”.

Já com uma proposta de trabalho em rascunho, no ultimo encontro presencial, foi apresentado aos professores: Reijane Cunha Orientadora da disciplina de Estágio Supervisionado III, que juntamente com o professor Rafael Borges orientador da disciplina de Ateliê de Arte e Tecnologia II/Diálogos Intermediáticos, passaram-me as ultimas coordenadas, e assim, parti para a elaboração de meu projeto de Intervenção artístico pedagógica com o tema: auto-retrato (caricaturas).

Não foi nada fácil criar uma proposta de trabalho para aquele ambiente, mas acompanhando a frequencia dos alunos, as proposta da empresa e compromisso para com a sua clientela, foi surgindo novos horizontes.

Ressalto que, no presente projeto apresetna o desenvolvimento de um trabalho com o tema: Auto-retrato (caricatura), trabalhado com design na ferramenta do fotoshop, de forma que todo o processo de execução das atividades planejadas, foram executadas com muito êxito.

Etnografia da Porta de Entrada

· Etnografia da porta de entrada

Escolhendo como porta de entrada a Microlins, parti para a etnografia, onde possibilitou-me melhor conhecimento da função da empresa.

Seus proprietários são: Andre Almeida Prado e Adriane de Almeida Sato, com sede à Rua José Antonio da Silveira Leão, 405 – Centro, na cidade de Santa Helena de Goiás.

É formada por uma equipe comercial: Ana Paula e Sonia; Diretora de encaminhamento: Fernanda, na parte operacional: Nathane e pedagógica: Sabrina. É uma prestadora de Serviço de Cursos Profissionalizantes, franquia reconhecida nacionalmente, voltada para a educação profissional com intuito de: formar o aluno no campo profissional preparando-o para o campo de trabalho.

Voltando os olhares para a cidade educadora, agrega: conhecimentos para preparação do cidadão, com ciclos de: Palestras, Projeto Vida; encaminhamento virtual; Dinâmica de grupo. Entrevistas: seleção; Marketing pessoal; Comunicação escrita; Habilidade de atitudes Vencedoras e Currículo Perfeito.

Os cursos oferecidos: Informática básica; Rotinas Administrativas; Sucroalcooleiro; Montagem e Manutenção de Computadores e Redes; Web; Design; Inglês; Vendas e Marketing no Varejo e Operador de caixa.

O homem vive constante de uma aprendizagem concretizada no processo de humanização. É necessário que entendamos que toda linguagem diz da nossa capacidade de simbolização e o mundo simbólico nos coloca diante de uma grande janela por onde olhamos.

A Microlins, coloca diante de uma evolução das idéias de maneira tão crescente, que somos agora muito mais do que leitores de livros. Estamos conectados com o mundo através de várias formas de expressão, e o contexto da comunicação, desempenha relevante papel, isto porque ela constitui a cultura de massa.

Escolha da " Porta de Entrada"

· Escolha da porta de entrada

Após minha caminha e reflexão, chega o momento da escolha da porta de entrada. Desde os primeiros momentos, tive muitas dificuldades para decidir que porta abriria para apresentar minha intervenção pedagógica. Resolvi abrir a Microlins - ´Franquia de Formação Profissional, e partir para minha leitura inspirada.

A Microlins, abre suas portas, e o olhar que caminha em buscando de cores, formas, imagens, também aprende os sons, enfim, tudo é percepção e a função do olhar está por toda parte procurando sentido e significação.

Inspiração Poética da Porta de Entrada

Diante das perspectivas do aprendizado e conhecimentos, buscarei na Franquia de Formação Profissional, “Microlins” viajar por novas correntes, flutuando sobre novos pensamentos e construindo novos paradigmas.

Plantando uma semente, acredito que novas ramas surgirão e muitos frutos serão colhidos.

Navegando por outras vias, caminhos diversos trilharei, e deixarei fluir toda a minha

imaginação, e através das inspirações será criada novos sonhos e penetrarei sobre o mais profundo dos conhecimentos sem fim.

Com a abertura das janelas, das portas e a passagem para a criatividade, pode surgir a possibilidade de uma nova poesia visual.




PERCURSO "ESTRANHAMENTO DO FAMILIAR

· Percurso “estranho do familiar”

No primeiro momento ao surgir à proposta da intervenção iniciando pelo Percurso “estranhamento do familiar”, nunca havia pensado o quanto isto ia dar pano para as mangas. Realmente foram momentos de muitas reflexões, pois ao sair pela cidade fazendo o percurso de todos os dias e passar a observar o que percorre ao nosso redor, grande foram às surpresas, em pensar o quanto existe de valores aos nossos olhos e ficamos com eles vendados. Fiquei sem saber o que fazer, como fazer e o como faria ao abrindo uma das portas que iria tornar o estranho em familiar. Contudo nessa caminhada, refleti sobre a amplitude de nosso campo de estudo e o quanto a arte é significante e abrangente em seu contexto histórico da qual ela está introduzida, isto, sem contar da importância e significância para o ser humano.